domingo, 27 de agosto de 2017

ORIGENS

ORIGENS


Sem dúvida ou engano,
Sei que sou transmontano,
E amo as terras de Alcobaça
Que “por mais que queira e faça”,
Nunca poderei deixar de amar!
Tal como o meu querido País,
Onde pelo sangue das veias
Sou de honra Português e feliz!
É esta a união que me abraça,
Para além Marão e Alcobaça!
Ninguém pense no desengano,
Destes genes de trasmontano,
Que defendo-o até ao tutano,
A terra agreste e gente austera
Onde a neve cai sobre a Serra
E a vida, é muito dura, severa.
Nove meses são de Inverno,
E três de escaldante inferno…
Endurecem o corpo e as defesas,
Por isso, sem quaisquer subtilezas,
Digo-vos como “Torga” afirmou:
- Nas terras “para além do Marão,
Mandam os que lá estão”!
E é por aí, o rumo em que vou.
A bem, despe-se a camisa vestida
A mal ninguém aceite a outra medida
Em causa fica honra e talvez a vida.
São as marcas de séria austeridade,
Num interior de muita humildade.
Conta um dito ao gosto popular;
«Ninguém num las faça,
Que num las num vá pagar…»
Creio bem ser aviso, sem ameaça,
Quem provoca ou manda calar
Que se cuide, teve mesmo azar…
Dos encantos da minha vida
Par a par tenho no meu coração
Alcobaça, minha “Terra de Paixão”!
E o ponto Mais alto do Marão
Onde horizontes sem vertigens
Alargam e apontam o que são,
As raízes, as minhas origens!

Raiz do Monte

27, Agosto, 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ler é dizer Olá! Ao autor.